Está a procura de melhores lugares para avistamento de baleias jubarte em Maputo? Se você está em busca de uma experiência inesquecível de avistamento de baleias, então este artigo é para si. A capital moçambicana oferece uma série de locais privilegiados para testemunhar essas majestosas criaturas em sua migração anual.
As Baleias Jubarte, são cientificamente conhecidas como Megaptera novaeangliae, é uma espécie encontrada em todo o mundo. Reconhecida por suas grandes dimensões e pelo espectáculo de suas acrobacias aquáticas. As jubarte são criaturas magníficas que habitam principalmente águas mais frias durante o verão e migram para áreas tropicais para se reproduzir durante o inverno.
Onde avistar as baleias Jubarte em Maputo?
Ponta do Ouro
Ponta de Ouro é uma localidade situada no distrito de Matutuíne, no extremo norte da Província de Maputo. A pequena cidade dista a cerca de 15 km da fronteira da Baía de Kosi, entre a África do Sul e Moçambique.
No local, existem vários centros de mergulho, onde é possível alugar o seu equipamento, incluindo um guia local que o levará para alguns dos melhores locais de mergulho que Moçambique tem para oferecer.
A vida marinha dos recifes, como o peixe-guitarra, os pepinos-do-mar, peixe-papagaio e o robalo, é avistada regularmente nas águas da Ponta do Ouro. As baleias jubarte e os tubarões-baleia são o principal cartão de visita na região, sobretudo nos meses de Julho a Dezembro.
Durante a época alta dos tubarões, de Setembro a Abril, os mergulhadores têm a oportunidade de encontrar espécies de tubarões como o tubarão de ponta negra e o tubarão de ponta branca, o tubarão do Zambeze e várias espécies de raias ao longo da plataforma continental nos Pináculos do Recife.
Ponta Mamoli
Ponta Mamoli é verdadeiramente um paraíso para os entusiastas do mergulho – é difícil encontrar palavras que capturem totalmente sua beleza. Além das espécies comuns nas águas próximas a Ponta do Ouro, como nudibrânquios, camarões simbióticos e camarões escondidos, há também a chance de avistar o raro camarão-arlequim, se você for muito sortudo.
Mas as supresas não param por ai. Na Ponta Mamoli é possível avistar as Baleias Jubarte entre outros fofinhos do mar que cruzam a costa daquela região.
Se você está em busca de locais de mergulho exclusivos, Ponta Mamoli é o lugar certo. Geralmente, apenas um barco está na água de cada vez, e os recifes não são perturbados por grupos de mergulhadores. Os pontos de mergulho variam de 8m para iniciantes até mais de 40m para os mais experientes.
Machubo Beach Resort
Situado nas deslumbrantes praias de areia branca no distrito de Marracuene na parte norte de maçaneta, o Machubo Beach Resort oferece a oportunidade de nadar com total segurança ao longo dos extensos trechos de costa.
Em Machubo, os visitantes tem a possibilidade de explorar os ecossistemas locais através de trilhas ecológicas fascinantes, onde poderá avistar uma diversidade de aves nativas em seu habitat natural. Se visitar durante os meses de Julho a Outubro, não perca a oportunidade de testemunhar o espectáculo magnífico da observação de Baleias Jubarte ao largo da costa.
Entre os meses de Outubro e Março, seja testemunha da emocionante nidificação das Tartarugas marinhas, um momento verdadeiramente especial que conecta os visitantes à beleza e à importância da vida selvagem marinha.
Ilha de Inhaca
Inhaca abriga várias praias com águas límpidas, sendo a ilha dos Portugueses um destaque com sua praia de múltiplos tons de azul do mar. Durante os meses de Setembro a Novembro, é possível avistar golfinhos na área e Baleias Jubarte.
Apesar de seu tamanho reduzido, esta ilha possui uma significativa importância para o turismo, devido à sua rica diversidade biológica. São mais de 12.000 espécies registadas, incluindo cerca de 150 tipos de corais, mais de 300 espécies de aves e quatro variedades de tartarugas que escolhem o local para nidificação.