Ponta de Ouro é uma extensa e paradisíaca praia situada no extremo sul de Moçambique, fazendo fronteira com a província sul-africana de KwaZulu-Natal. É uma praia bastante procurada por turistas da região vizinha e não só, recebe também turista que vem do outro lado do continente.

Esta localidade de vida pulsante, especialmente du  rante o verão, testemunha uma agitada construção de uma vila para acomodar os visitantes. Conhecida também como Ponta d’Ouro, Ponta de Ouro ou simplesmente Ponta, essa área é administrativamente parte da província de Maputo, no distrito de Matutuíne, sob o posto administrativo do Zitundo.

A praia, com cerca de 7km de extensão, é delineada por costões rochosos nas extremidades, uma barra de areia ao largo e dunas baixas ao longo da costa. Essas características conferem à praia uma notável protecção, tornando-a um local ideal para a prática de desportos náuticos.

Como chegar a Ponta de Ouro?

A praia da Ponta de Ouro pode ser alcançada a partir da fronteira sul-africana na Baía de Kosi, a 10 km de distância e é a rota mais comum a ser utilizada. Os viajantes também podem conduzir sozinhos a partir da Cidade de Maputo, cerca de 120 km a norte, na nova estrada alcatroada, que reduziu o tempo de viagem em 3 horas. O velho drama do fim do alcatrão acabou e a praia da Ponta é agora facilmente acessível.

O que fazer na ponta de Ouro?

Ao chegar a Ponta, faça reservas em diversas opções de hospedagem – desde motéis e pousadas particulares até vilas, mochileiros na praia e campings. A pitoresca cidade da ponta oferece restaurantes, pubs e um mercado local que vende alimentos frescos.

O clima é subtropical, sempre quente e calmo, com a maior parte das chuvas caindo entre Dezembro e Março. Pode ser muito húmido no verão e muitos viajantes chegam no inverno. As temperaturas no mar podem chegar a 28 graus C no verão e 21 graus no inverno! Você pode passar a maior parte das férias nadando e mergulhando com golfinhos, que são o principal destaque da praia da Ponta.

Um educador e defensor comprometido com a causa. Autor de blogs académicos, compartilha seu conhecimento sobre vários assuntos educacionais, tecnologia e promove o potencial do país. Recentemente, expandiu seu foco para o turismo, destacando as riquezas naturais e culturais da sua pátria. Sua abordagem visa inspirar o desenvolvimento económico sustentável e preservar o património do país, mostrando ao mundo as maravilhas que Moçambique tem a oferecer.

Leave A Reply

Exit mobile version