Com densas florestas ao longo do Delta do Zambeze e as icónicas falésias de Cheringoma, a Reserva Nacional de Marromeu, na província de Sofala, exibe algumas das paisagens mais impressionantes de Moçambique. Reconhecida pelo governo como a primeira Zona Húmida de Importância Internacional do país em 2003, devido à sua incontestável importância ecológica, a reserva abriga uma variedade de vida selvagem.
A espécie dominante na Reserva é o búfalo africano, com manadas de centenas de indivíduos vagando pelas longas planícies verdes. O horário de visitação é das 06:00 às 16:30, todos os dias. A melhor época para visitar é entre Maio e Junho, quando o clima ameno é ideal para safaris.
Como chegar a Reserva Nacional de Marromeu?
Pode chegar a Marromeu de carro a partir da Cidade da Beira, seguindo pela EN282 de Dondo — Muanza — Inhaminga, passando pelas Vilas de Muanza e de Inhaminga e o Posto Administrativo de Inhamitanga até à Vila Municipal de Marromeu, em um percurso de aproximadamente 338 km. Outra opção é seguir pela EN6, passando pela Vila de Nhamatanda em direção ao cruzamento de Inchope pela EN1, passando pela Vila de Gorongosa e pela povoação de Nhamapaza, antes de chegar à Vila de Caia. A partir da Vila de Marromeu, são mais 55 km até a reserva e se recomenda viajar em veículos com tracção 4×4.
Como alternativa, pode-se utilizar o comboio de passageiros Beira—Vila de Marromeu, partindo da Cidade da Beira às quartas e sextas-feiras, às 18:30, com uma viagem de cerca de 10 horas. Se estiver vindo da cidade de Quelimane pela EN1, atravesse a Ponte Armando Emílio Guebuza sobre o Rio Zambeze. Ao chegar à Vila de Caia, continue na EN1 até encontrar o desvio para a Vila de Marromeu.
Para mais informações, considere ligar para (+258) 825379760 ou enviar um e-mail para fribaue@yahoo.com / mribaue@gmail.com.