Viajar para Moçambique quer a turismo ou negócios é sem dúvidas uma experiencia única. O país é banhado pelo Oceano Índico que proporciona praias paradisíacas com dunas de areia branca e peixes coloridos que sobressaem no mar azul-turquesa.

Línguas faladas em Moçambique

Em Moçambique a língua oficial é o Português, mas a população maioritariamente do país é bilingue, falando para além da língua oficial duas ou mais línguas bantu (existem no pais de 30 línguas locais) e línguas estrangeiras como o Inglês, Francês, Espanhol entre outras.

Atracções turísticas de Moçambique

A rica fauna e flora moçambicana é o que salta aos olhos dos viajantes. Em toda sua extensão (mais de 388 mil quilómetros quadrados) há três tipos de vegetação que variam desde as florestas densas, bosque e savana e manguezais caracterizados por uma abundante vida selvagem que na maioria das vezes só pode ser contemplada no país através de safaris e outras actividades turísticas.

Se está em dúvidas se vale a pena ou não viajar para Moçambique, confira alguns pontos turísticos comuns na famosa Pérola do Índico:

Cidade de Maputo

Cidade Capital, Maputo

Com suas largas avenidas adornadas por acácias vermelhas, a capital moçambicana, Maputo, se destaca como uma das cidades mais belas do continente africano. É reconhecida como o coração de Moçambique por sua actividade económica e se divide entre as construções mediterrâneas da cidade velha e prédios modernos na beira-mar.

Maputo é o principal ponto de entrada para muitos viajantes que desejam conhecer a pequena jóia da coroa africana.

Dentre as opcoes de actividades em Maputo, se destaca um tour pela capital que inclui visitas a locais como:

  •  Mercado Central onde vende-se de tudo desde frutas frescas, especiarias, objectos para uso pessoal e souvenires. Está localizado na região da cidade baixa e também é frequentado pelos moradores locais;
  • Estação central dos Caminhos de Ferro (CFM), construída em 1916, é um exemplo da arquitectura Beaux-Arts e ainda hoje faz algumas viagens como o trajecto Maputo-Pretória, bem como abriga um interessante museu que conta com exposições permanentes e temporárias.
  • Fortaleza de Maputo, construída pelos portugueses para protecção contra invasores, hoje abriga um museu de história militar e é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade.
  • Casa de Ferro, construída com o objectivo de albergar o então Governador de Moçambique, a engenhoca projectada por Gustave Eiffel é também um dos pontos a considerar ao viajar para Moçambique e concretamente para cidade de Maputo.

Arquipélago de Bazaruto

Vila Santorini, uma hospedagem em Vilanculos

Caracterizado por aguas límpidas em um tom de turquesa singular que tornam o Arquipélago de Bazaruto um verdadeiro refúgio natural formada por 5 ilhas principais. Nesta região o viajante encontra peixes multicoloridos, golfinhos, tartarugas marinhas e até os endémicos dugongos, além de diversas espécies de aves e flamingos cor-de-rosa.

No Arquipélago de Bazaruto, localizado entre Vilanculos e Inhassoro na Província de Inhambane, você pode desfrutar de actividades como snorkel e/ou mergulho com uma grande diversidade de peixes coloridos e corais. Esta é uma das melhores actividades para aproveitar na região.

Arquipélago das Quirimbas

Parque Nacional das Quirimbas

Formada por um conjunto total de 32 ilhas paradisíacas, o Arquipélago das Quirimbas é caracterizado por praias de areia branca e mar turquesa, criando um ambiente fascinante para dias de descanso e aventuras de lua-de-mel para usufruir de uma natureza quase intocada.

Nas Quirimbas actividades como snorkel, mergulho, caiaque e SUP são o principal chamariz e são também muito recomendadas na região dadas suas águas límpidas que dão um toque de exclusividade a experiência.

Como viajar para Moçambique?

LAM

Se você pretende viajar para Moçambique então esta sugestão é para você. Viajar para Moçambique deixou de ser um desafio, sobretudo se a ideia for meio de transporte.

Você pode viajar para a pérola do indico, dependendo da sua localização, usando via aérea através da companhia nacional LAM, Qatar, Ethiopian airway lines, TAP, entre outras, mas se a sua localização o permitir também pode entrar ao solo pátrio usando via terrestres através das diferentes estradas e fronteiras que ligam o país com os outros.

É possível viajar para Moçambique usando também canais marítimos, navegando através do Oceano Índico vias Iates, Cruzeiros entre outros meios de transporte aquático.

Quando viajar para Moçambique?

A melhor época para visitar Moçambique pode depender dos seus interesses, fronteiras estão sempre abertas para receber novos visitantes, quer a turismo, negócios, excursões académicas, diplomacia ou mais.

Caracterizado por um clima tropical húmido, a melhor época para visitar Moçambique pode variar conforme as intenções do viajante. Para melhor escolha da época para visitar Moçambique, confira:

  • Maio a Novembro – clima ameno e menor probabilidade de chuvas;
  • Dezembro a Abril – clima quente e chuvoso, com temporais rápidos nos quais o sol costuma reaparecer.
  • Agosto a Setembro – meses mais secos, ideais para a observação da vida selvagem.

Um educador e defensor comprometido com a causa. Autor de blogs académicos, compartilha seu conhecimento sobre vários assuntos educacionais, tecnologia e promove o potencial do país. Recentemente, expandiu seu foco para o turismo, destacando as riquezas naturais e culturais da sua pátria. Sua abordagem visa inspirar o desenvolvimento económico sustentável e preservar o património do país, mostrando ao mundo as maravilhas que Moçambique tem a oferecer.

2 comentários

Leave A Reply

Exit mobile version