Xitiku xa Marrabenta: ritmos da resistência aos 130 anos de Gwaza Muthini

0

Prepare-se para um dos maiores festivais da música moçambicana nos dias 2 e 3 de Fevereiro, alusivo aos 130 anos da batalha de Marracuene que ficou conhecida como Gwaza Muthini e da XVIII edição do Festival da Marrabenta. Este ano, o evento será ainda mais especial, unindo gerações em uma celebração única que exalta a nossa identidade cultural nos conectando às raízes mais profundas da música e da identidade moçambicana.

No primeiro dia, o palco estará montado no Município da Vila de Marracuene, um local que carrega a essência do nosso Gwaza Muthini, berço das memórias e da resistência. Já no segundo dia, o destino será o Centro Cultural Moçambique-China, onde as notas da Marrabenta ecoarão para celebrar a riqueza da nossa herança musical.

Venha fazer parte do Xitiku xa Marrabenta

Mais de 30 artistas, guardiões do património cultural, reunir-se-ão a volta do simbólico Xitiko xa Marrabenta (Fogueira da Marrabenta), para reviver e renovar os clássicos que moldaram nossa história e os sons que embalam nossos dias.

O Festival da Marrabenta não é apenas música, mas um convite para fortalecer os laços da nossa identidade, promover o turismo doméstico e redescobrir o orgulho de ser moçambicano. O festival simboliza a união entre o passado e o presente, entre o local e o universal, celebrando tudo o que somos e podemos ser.

Por outro lado, a Batalha de Marracuene, também conhecida como Gwaza Muthini, que ocorreu a 2 de Fevereiro de 1895, na antiga Vila Luísa, actual Marracuene, marcou o confronto entre as forças Ronga, lideradas pelo príncipe Zixaxa, e as tropas coloniais portuguesas, comandadas pelo major Alfredo Augusto Caldas Xavier. Embora as forças ronga tenham demonstrado grande bravura, a superioridade bélica dos portugueses resultou na sua vitória. Actualmente, Gwaza Muthini simboliza a resistência e a coragem do povo moçambicano frente à ocupação colonial, sendo uma data comemorada para enaltecer a união e a identidade nacional.

Entradas

  • 2 de Fevereiro:
    Local: Monumento Gwaza Muthini – Marracuene
    Geral = Mahala/gratuito
    VIP = 500 MT
  • 3 de Fevereiro:
    Local: Centro Cultural Moçambique – China
    Geral = 1.000 MT

 

Share.

Viajar com marcas que carregam a alma da pátria é mais do que deslocar-se — é levar consigo a essência de quem somos, bordada com orgulho e paixão por nossas origens.

Leave A Reply

Exit mobile version