O Monumento Gwaza Muthini é um importante memorial no Distrito de Marracuene, próximo à Estação dos Caminhos de Ferro e do Tribunal Judicial de Marracuene, que homenageia um dos eventos mais trágicos no contexto das operações de ocupação colonial portuguesa, que na época eram conhecidas como Campanhas de Conquista e Pacificação.
Gwaza Muthini é o local onde se travou a batalha que ficou conhecida por Gwaza Muthini, entre as forças rongas comandadas pelo jovem príncipe Zixaxa e as forças portuguesas comandadas pelo major Alfredo Augusto Caldas Xavier, a 02 de Fevereiro de 1895.
Nesse terrível episódio, cerca de 4 000 homens que constituíam as forças rongas sob comando do jovem príncipe Zixaxa NwaMatidjuana Mpfumo, que ficaria conhecido na historiografia portuguesa por Zixaxa, e que seria, um ano mais tarde, um dos prisioneiros deportados para os Açores, travaram uma forte batalha contra as forças militares portuguesas, que incluíam soldados indígenas de Angola e da ilha de Moçambique. A batalha ficou conhecida como Gwaza Muthini que significa na tradução literal “atrair o inimigo para o matar em casa”.
O Monumento Gwaza Muthini foi erguido para honrar a memória daqueles que perderam suas vidas neste trágico evento e exaltar o espírito guerreiro da etnia ronga, na resistência para a ocupação colonial.
Hoje em dia, para além de ser um local de memória e reflexão, o Monumento Gwaza Muthini desempenha um papel educativo, recebendo visitantes (turistas) e estudantes que desejam aprender mais sobre a história de resistência à ocupação colonial de Moçambique.
1 comentário
Interessante como o nosso povo resistiu a dominação colonial efetiva. Nota-se em várias frentes de resistência, que apesar das traições internas o povo foi sempre resiliente na busca pela paz.
Vencemos o colono branco agora falta o colono preto que continua em Africa.