Viajar para Moçambique é uma oportunidade única para explorar paisagens deslumbrantes, cultura vibrante e uma hospitalidade acolhedora típica de seu povo. Mas para garantir que a viagem seja tranquila e bem-sucedida, é necessário planejar cuidadosamente cada etapa.

A seguir, apresentamos um guia completo para todos aqueles que desejam viajar para Moçambique, um país fascinante no sudeste da África e banhado pelo Índico.

1. Como viajar para Moçambique?

Tribo Shona foto: Daily Africa

A entrada de qualquer estrangeiro na República de Moçambique é regulamentada por lei. Exceptuando os cidadãos estrangeiros provenientes de países com os quais a República de Moçambique mantêm acordos de isenção e/ou supressão de vistos, todo o cidadão estrangeiro que queira entrar na República de Moçambique deverá obter o respectivo visto de entrada nos locais oficialmente designados para o efeito.

Os vistos de entrada para a República de Moçambique podem ser obtidos no Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, nas Missões Diplomáticas e Consulares da República de Moçambique no estrangeiro, nos Serviços de Migração e nos postos fronteiriços autorizados para o efeito.

Em Moçambique é obrigatório cada turista trazer consigo algum documento de identificação pois, normalmente a Polícia o solicita-o. No lugar de andar com documentos originais, pode pautar e guardá-los em local seguro e levar consigo as cópias autenticadas.

2. Vacinas e Saúde

Malária – recomenda-se aos visitantes da pérola do Índico a fazerem a profilaxia anti-malária e adotar medidas preventivas, como usar repelente de insetos, roupas de mangas longas, e dormir sob redes mosquiteiras tratados com inseticida especialmente durante a noite.

Febre amarela – os  viajantes que residem ou que tenham passado por um dos 43 países a braços com a febre amarela devem apresentar obrigatoriamente um certificado de vacinação ou documento equivalente ao entrarem em Moçambique. O viajante que não apresentar o certificado poderá ser vacinado no ponto de entrada, mediante o pagamento do valor de 1.350 meticais.

Os 43 países abrangidos são: Angola, Benin, Bolívia, Brasil, Burquina Faso, Burundi,  Camarões, Chade, Colômbia, Congo, Costa do Marfim, Equador, Etiópia, Polinésia, Gabão, Gâmbia, Gana, Guiana, Guiné-Conacry, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Libéria, Mali, Mauritânia, Níger, Nigéria, Panamá, Perú, Quénia, República Centro Africana, RDCongo, Ruanda, Somália, São Tomé e Príncipe, Senegal, Serra Leoa, Sudão, Suriname, Tanzania, Togo, Trinidade e Tobago, Uganda e Venezuela.

3. Chegando a Moçambique

Você pode chegar a Moçambique via terrestre, marítima ou aérea dependendo do meio de transporte que preferir.

Principais Aeroportos

O Aeroporto Internacional de Maputo (MPM) é o principal ponto de entrada e está localizado na capital moçambicana. Outros aeroportos importantes são o Aeroporto Internacional da Beira (BEW) e o Aeroporto de Nampula (APL). A partir destes, é possível apanhar outro voo para qualquer parte do país, bem como alugar um carro ou apanhar transporte público e seguir em estrada para qualquer destino.

Companhias Aéreas

Operam em Moçambique companhias aéreas como a LAM (Linhas Aéreas de Moçambique), South African Airways, Qatar Airways, Emirates e Ethiopian Airlines operam voos para Moçambique. Verifique as opções de voos directos ou com escalas que melhor se ajustam ao seu itinerário.

4. Transporte interno

Transporte Público

Autocarros e Chapas são os principais meios de transporte público em Moçambique e ligam vilas, cidades e províncias. Embora económicos, podem ser lotados e desconfortáveis. São recomendados para quem busca uma experiência mais autêntica e está preparado para certa rusticidade.

Por outro lado existem os Táxis que são mais confortáveis e estão disponíveis nas principais cidades e podem ser solicitados por aplicativo como o Yango, Bolt e Viva Taxi.

Aluguer de carros

Alugar um carro é uma excelente opção para explorar o país com mais liberdade. Lembre-se de que a direcção é pelo lado esquerdo da estrada. As estradas principais são geralmente pavimentadas, mas muitas áreas rurais têm estradas de terra. Verifique se seu carro alugado inclui um pneu sobressalente e um kit de ferramentas básico.

5. Acomodações e hospedagens

Vila Santorini, Vilanculos

Moçambique oferece uma ampla gama de acomodações, desde luxuosos resorts à beira-mar até pousadas e hotéis mais económicos. Em Maputo, você encontrará hotéis de cadeia internacional, enquanto em destinos turísticos como Vilanculos (Arquipélago de Bazaruto) e a Ilha de Moçambique, há desde lodges sofisticados a alojamentos simples. Reserve com antecedência, especialmente durante a alta temporada como verão.

6. Principais Atrações Turísticas

Baleia Jubarte vista da Inhaca

Além das praias de águas cristalinas e arreia branca como as Praias de Macaneta, Ponta de Ouro, Inhaca, Tofo, Bilene, Xai-Xai, Pebane, Závora, Wimbe e muito mais, Moçambique oferece várias outras atracões tais como:

Ilha de Moçambique – Patrimônio Mundial da UNESCO conhecido por sua arquitetura colonial portuguesa e suas praias de areia branca. A ilha tem uma rica história e oferece uma mistura de cultura e relaxamento.

Arquipélago de Bazaruto – um conjunto de ilhas ao largo da costa sul de Moçambique, famoso por suas águas cristalinas, recifes de coral e uma biodiversidade marinha impressionante. Um verdadeiro paraíso para mergulhadores e snorkelers.

Arquipélago das Quirimbas – localizado no norte de Moçambique, o arquipélago oferece uma combinação de praias intocadas e rica vida marinha. As ilhas são ideais para mergulho e observação de pássaros.

Parque Nacional de Gorongosa – um dos parques mais notáveis de África. Gorongosa oferece safaris e é um exemplo de esforços bem-sucedidos de conservação. O parque abriga uma diversidade impressionante de vida selvagem, incluindo elefantes, leões e muitas espécies de aves.

7. Gastronomia

Cacana com arroz (Foto: Comidas caseiras e petiscos via LinkedIn)

A culinária moçambicana inclui pratos típicos e deliciosos como a mucapata zambeziana, camarão ao alho, matapa com caranguejo ou camarão, o tocossado de peixe, o piri-piri e muito mais. Em restaurantes moçambicanos serve-se não só os pratos típicos, mas também os exóticos para atender a demanda internacional.

8. Idioma

Moçambique, um país multilibgue, tem o português como sua língua oficial. Nas zonas rurais, muitos falam línguas locais como o Makhuwa, Tsonga e Sena. Mas não se preocupe se não souber falar nenhuma destas línguas, uma parte da população fala inglês e encontrar alguém (guia local) que facilite a comunicação será fácil.

9. Moeda

Notas de Metical

O Metical (MZN) é a moeda oficial moçambicana usada para transacções e operações comerciais. Dentro das cidades e vilas existem caixas electrónicas que suportam cartões VISA ou internacionais, mas se for para fora das cidades ou vilas, é aconselhável ter dinheiro em espécie, pois a aceitação de cartões de crédito pode ser limitada.

10. Segurança

Moçambique é geralmente um país seguro para turistas, mas, como em qualquer lugar, é importante tomar precauções básicas.

Evitar áreas isoladas à noite e manter seus pertences seguros é recomendado. Quando for a Moçambique, esteja sempre atento às actualizações de segurança e siga as orientações das autoridades locais.

Um educador e defensor comprometido com a causa. Autor de blogs académicos, compartilha seu conhecimento sobre vários assuntos educacionais, tecnologia e promove o potencial do país. Recentemente, expandiu seu foco para o turismo, destacando as riquezas naturais e culturais da sua pátria. Sua abordagem visa inspirar o desenvolvimento económico sustentável e preservar o património do país, mostrando ao mundo as maravilhas que Moçambique tem a oferecer.

Leave A Reply

Exit mobile version