Maputo, a capital vibrante e cosmopolita de Moçambique, é um verdadeiro tesouro para os amantes de viagens. Com sua rica tapeçaria de influências culturais, históricas e naturais, a cidade oferece uma experiência única e inesquecível.

Desde praias deslumbrantes e mercados animados até monumentos históricos e jardins exuberantes, Maputo tem algo a oferecer para todos os gostos. Neste guia, vamos explorar alguns dos destinos turísticos mais imperdíveis desta cidade fascinante, revelando os segredos e encantos que fazem de Maputo um destino obrigatório para qualquer viajante.

Destinos turísticos imperdíveis em Maputo

  1. Estação Central dos CFM – Maputo

Projectada em 1905, as obras de construção iniciaram em 1908, tendo a estação sido inaugurada a 19 de Março de 1910. As obras ficaram concluídas em 1916 com a arquitectura que ainda hoje apresenta.

Em 2009, um artigo da Newsweek Magazine colocou a estação de Maputo entre as mais interessantes estações do mundo, e provavelmente a mais bonita de África.

  1. Parque Natural de Maputo

Parque Natural de Maputo

Lar de uma vida selvagem diversificada e em constante crescimento, com espécies raras e ameaçadas de extinção, o Parque Nacional de Maputo é uma das áreas de biodiversidade mais marcantes em todo o mundo.

O Parque oferece uma combinação cénica de planícies, pântanos, pradarias, cadeias de montanhas e florestas de dunas costeiras ao longo de praias de areia branca e fina e um mar de azul turquesa.

  1. Casa de Ferro (The Iron House)

Casa de Ferro

A Casa de Ferro é um imóvel pré-fabricado e importado da Bélgica para Moçambique, onde veio a ser edificado em 1892 para alojar a residência do governador-geral. Actualmente está situado na Avenida Samora Machel em Maputo, mas foi inicialmente instalado na Avenida Josina Machel, tendo albergado várias instituições como o Instituto D. Amélia, e antes da independência nacional o Museu Geográfico.

  1. Museu de História Natural

Museu da Historia Natural

O Museu de História Natural de Maputo, foi criado em 1913 como um Museu Provincial, ocupando vários locais antes de se estabelecer, em 1932, no atual edifício Neo-Manuelino como Museu Dr. Álvaro de Castro.

O Museu conta com diversas coleções de animais embalsamados das savanas africanas como leões, girafas, hipopótamos e rinocerontes. Abriga também uma coleção de fetos de elefante – entre os primeiros 22 meses de gestação, sendo a única do mundo, além de imagens, estátuas, instrumentos musicais e acessórios de tribos moçambicanas.

  1. Paroquia Santo António

A Paroquia de Santo António da Polana ou Igreja da Polana, é um edifício emblemático do estilo de arquitectura modernista, construído em 1962 na cidade de Maputo. Foi projectada pelo arquitecto Nuno Craveiro Lopes e tem a forma de uma flor invertida, e é conhecida popularmente como o “espremedor de limão”.

  1. Jardim Botânico Tunduro

O Jardim Tunduru é um espaço ajardinado no centro da cidade de Maputo que antes da independência ficou conhecido como Jardim Municipal Vasco da Gama.

  1. Mercado Central de Maputo

Mercado Central

Antes chamado mercado municipal Vasco da Gama, o mercado central é um ponto turístico bastante visitado de Maputo, mesmo por aqueles que não têm a intenção de comprar nada, graças a atmosfera do local. Situado na zona baixa da capital moçambicana, cheio de comerciantes e habitantes locais que vão até lá para fazer suas compras, este é sem dúvidas um dos destinos turísticos de Maputo a explorar.

  1. Fortaleza de Maputo

A Fortaleza de Maputo é um monumento nacional relacionado com a história e o património de Moçambique e não só, detendo um acervo de cerca de 872 colecções únicas de interesse mundial.

  1. Praia de Macaneta

A  Praia de Macaneta, localizada na Localidade de Macaneta, aproximadamente 7 km da vila sede de Marracuene e 40km do centro da  cidade de Maputo, é uma praia de água cristalina e areia branca. À entrada, a água é muito macia e quente, o que torna a praia adequada para viajantes solitários a amantes de fuga para o relaxamento, turistas idosos.

  1. Catedral de Maputo – Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Conceição

A Catedral de Maputo, oficialmente a Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Conceição, é um edifício emblemático da cidade, projectado em 1936 pelo engenheiro Marcial Freitas e Costa, e inaugurado em 1944.

O edifício está localizado na Praça da Independência e têm como características uma altura interior de 16 m, e uma torre com 61 m de altura, um comprimento total de 66 m e uma largura máxima de 16 m.

  1. Parque dos Continuadores – FEIMA

O Parque dos Continuadores abriga a FEIMA – Feira de Artesanato, Flores e Gastronomia de Maputo. Um lugar ideal para quem quer comprar arte, provar dos sabores locais através da vasta gastronomia moçambicana que é la servida.

  1. Praia da Costa do Sol

Localizada na zona do Triunfo, um bairro nobre da capital moçambicana, a praia da Costa do Sol é um dos melhores destinos para quem deseja explorar Maputo. Sua rede de shoppings, restaurantes, mercado de peixe entre outras actividades como o windsurfing, voleibol de praia são apenas algumas das actividades locais.

  1. Ilha Xefina

Apesar de não ter muitas atrações, a Ilha Xefina pequenaé um lugar ideal para quem busca privacidade e momentos de descanso longe da agitação da cidade capital. Suas águas tranquilas e cristalinas são o principal chamariz na Xefina pequena.

Um educador e defensor comprometido com a causa. Autor de blogs académicos, compartilha seu conhecimento sobre vários assuntos educacionais, tecnologia e promove o potencial do país. Recentemente, expandiu seu foco para o turismo, destacando as riquezas naturais e culturais da sua pátria. Sua abordagem visa inspirar o desenvolvimento económico sustentável e preservar o património do país, mostrando ao mundo as maravilhas que Moçambique tem a oferecer.

Leave A Reply

Exit mobile version