Maputo, a capital vibrante e cosmopolita de Moçambique, é um verdadeiro tesouro para os amantes de viagens. Com sua rica tapeçaria de influências culturais, históricas e naturais, a cidade oferece uma experiência única e inesquecível.
Desde praias deslumbrantes e mercados animados até monumentos históricos e jardins exuberantes, Maputo tem algo a oferecer para todos os gostos. Neste guia, vamos explorar alguns dos destinos turísticos mais imperdíveis desta cidade fascinante, revelando os segredos e encantos que fazem de Maputo um destino obrigatório para qualquer viajante.
Destinos turísticos imperdíveis em Maputo
-
Estação Central dos CFM – Maputo
Projectada em 1905, as obras de construção iniciaram em 1908, tendo a estação sido inaugurada a 19 de Março de 1910. As obras ficaram concluídas em 1916 com a arquitectura que ainda hoje apresenta.
Em 2009, um artigo da Newsweek Magazine colocou a estação de Maputo entre as mais interessantes estações do mundo, e provavelmente a mais bonita de África.
-
Parque Natural de Maputo
Lar de uma vida selvagem diversificada e em constante crescimento, com espécies raras e ameaçadas de extinção, o Parque Nacional de Maputo é uma das áreas de biodiversidade mais marcantes em todo o mundo.
O Parque oferece uma combinação cénica de planícies, pântanos, pradarias, cadeias de montanhas e florestas de dunas costeiras ao longo de praias de areia branca e fina e um mar de azul turquesa.
-
Casa de Ferro (The Iron House)
A Casa de Ferro é um imóvel pré-fabricado e importado da Bélgica para Moçambique, onde veio a ser edificado em 1892 para alojar a residência do governador-geral. Actualmente está situado na Avenida Samora Machel em Maputo, mas foi inicialmente instalado na Avenida Josina Machel, tendo albergado várias instituições como o Instituto D. Amélia, e antes da independência nacional o Museu Geográfico.
-
Museu de História Natural
O Museu de História Natural de Maputo, foi criado em 1913 como um Museu Provincial, ocupando vários locais antes de se estabelecer, em 1932, no atual edifício Neo-Manuelino como Museu Dr. Álvaro de Castro.
O Museu conta com diversas coleções de animais embalsamados das savanas africanas como leões, girafas, hipopótamos e rinocerontes. Abriga também uma coleção de fetos de elefante – entre os primeiros 22 meses de gestação, sendo a única do mundo, além de imagens, estátuas, instrumentos musicais e acessórios de tribos moçambicanas.
-
Paroquia Santo António
A Paroquia de Santo António da Polana ou Igreja da Polana, é um edifício emblemático do estilo de arquitectura modernista, construído em 1962 na cidade de Maputo. Foi projectada pelo arquitecto Nuno Craveiro Lopes e tem a forma de uma flor invertida, e é conhecida popularmente como o “espremedor de limão”.
-
Jardim Botânico Tunduro
O Jardim Tunduru é um espaço ajardinado no centro da cidade de Maputo que antes da independência ficou conhecido como Jardim Municipal Vasco da Gama.
-
Mercado Central de Maputo
Antes chamado mercado municipal Vasco da Gama, o mercado central é um ponto turístico bastante visitado de Maputo, mesmo por aqueles que não têm a intenção de comprar nada, graças a atmosfera do local. Situado na zona baixa da capital moçambicana, cheio de comerciantes e habitantes locais que vão até lá para fazer suas compras, este é sem dúvidas um dos destinos turísticos de Maputo a explorar.
-
Fortaleza de Maputo
A Fortaleza de Maputo é um monumento nacional relacionado com a história e o património de Moçambique e não só, detendo um acervo de cerca de 872 colecções únicas de interesse mundial.
-
Praia de Macaneta
A Praia de Macaneta, localizada na Localidade de Macaneta, aproximadamente 7 km da vila sede de Marracuene e 40km do centro da cidade de Maputo, é uma praia de água cristalina e areia branca. À entrada, a água é muito macia e quente, o que torna a praia adequada para viajantes solitários a amantes de fuga para o relaxamento, turistas idosos.
-
Catedral de Maputo – Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Conceição
A Catedral de Maputo, oficialmente a Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Conceição, é um edifício emblemático da cidade, projectado em 1936 pelo engenheiro Marcial Freitas e Costa, e inaugurado em 1944.
O edifício está localizado na Praça da Independência e têm como características uma altura interior de 16 m, e uma torre com 61 m de altura, um comprimento total de 66 m e uma largura máxima de 16 m.
-
Parque dos Continuadores – FEIMA
O Parque dos Continuadores abriga a FEIMA – Feira de Artesanato, Flores e Gastronomia de Maputo. Um lugar ideal para quem quer comprar arte, provar dos sabores locais através da vasta gastronomia moçambicana que é la servida.
-
Praia da Costa do Sol
Localizada na zona do Triunfo, um bairro nobre da capital moçambicana, a praia da Costa do Sol é um dos melhores destinos para quem deseja explorar Maputo. Sua rede de shoppings, restaurantes, mercado de peixe entre outras actividades como o windsurfing, voleibol de praia são apenas algumas das actividades locais.
-
Ilha Xefina
Apesar de não ter muitas atrações, a Ilha Xefina pequenaé um lugar ideal para quem busca privacidade e momentos de descanso longe da agitação da cidade capital. Suas águas tranquilas e cristalinas são o principal chamariz na Xefina pequena.