Zambézia – 5 razões para visitar

A presença dos portugueses na Zambézia data de 1498, ano da expedição comandada por Vasco da Gama ao caminho da Índia. O nome da província provém de um decreto régio português de 1858. Com um vasto território multicultural, a província caracteriza-se por uma miscigenação da presença dos árabes-persas, portugueses e dos nativos. Após a conferência de Berlim de 1884-1885, surgem as companhias arrendatárias em substituição dos Prazos da Coroa e dos Estados Militares do Vale do Zambeze.

Leia mais

Línguas e culturas

Leia mais

A província tem como de suas características a diversidade linguística e cultural. Estima-se que 37.1% da população zambeziana fala o elomwe, 23.5% echuwabo, 9.2% português, 8.2% cisena, lolo/malolo 5.1%, e emakhuwa 2.0%.A cultura zambezianaa é fruto do cruzamento da tradição africana, árabe- persa e portuguesa. Cada traço, em cada canto deste ponto de Moçambique, esta representada a miscigenação cultural que enfatiza diversos traços crioulos.

Leia mais

As céleres “mamanas” zambezianas resultantes da implantação dos prazos da coroa portuguesa neste pedaço de terra, transmitiram aos seus descendentes a saborosa culinária por meio da mistura da noz-moscada, o mumbuacu e salsa condimentos bantu-indu-luso. A língua portuguesa, mais enraizada nesta região, que nas restantes províncias do país é um traço marcante do arrendamento do território zambeziano, a Companhia da Zambézia de Paiva de Andrade e outras. A alegria, a extroversão do povo da zambeziano tornaram a província particular.

Leia mais

Como chegar a Zambézia?

A forma mais rápida é de avião, nas carreiras regulares das Linhas Aéreas de Moçambique (LAM), partindo dos Aeroportos de Maputo, da Beira ou de Nampula.

Leia mais

Mas também pode chegar por terra, pois a província é um centro de passagem obrigatória de norte a sul e vice-versa e é atravessada pela estrada centro nordeste que liga Maputo à Pemba e pertence aos corredores da Beira e de Nacala.

Leia mais

A sua capital, Cidade de Quelimane, pode-se chegar por estrada a partir da Beira, Nampula, Tete ou de qualquer outro ponto do país. Por estrada pode-se aceder a partir da Beira (Dondo-Caia-Nicoadala-Quelimane), Nampula ou mesmo via República do Malawi, através da fronteira do distrito de Milange.

Leia mais

A partir de Nicoadala poderá seguir viagem por estrada para várias regiões da província, tais como: Morrumbala, Mopeia, Chinde, Luabo, Mopeia, Derre, Namacurra, Mocuba, Lugela, Maganja da Costa, Pebane, Ile, Namarrói, Milange, Molumbo, Gurus, Mulevala, Alto Molocué, Gilé, entre outros.

Leia mais

Via terrestre pode chegar de autocarro, carro pessoal ou ligeiro e ainda de comboio que opera naquela região do país.

Leia mais

Razões para visitar Zambézia

Existem várias razões para visitar esta província, a sua rica cultura, tradições únicas, gastronomia, as belas paisagens que criam memórias indeléveis e muito mais. Visitar a província central moçambicana é mergulhar numa aventura atemporal em que hábito e costumes modernos se fundem com tradição local formando uma vibração alegre entre o povo moçambicano naquela região da Pérola do Índico, Moçambique.

Leia mais
Leia maisLeia mais

Via Visit Zambézia

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Manual do Turismo