A Ilha dos Portugueses é uma pequena ilha localizada aproximadamente a 1850 metros a noroeste da Ilha da Inhaca, na entrada da Baía de Maputo, no sul de Moçambique. A ilha dos portugueses é também uma reserva integral sob a administração da Estação de Biologia Marítima da Inhaca. A ilha abriga uma pequena lagoa onde se encontra uma bela e relativamente protegida formação coralina.
Historicamente, essa ilhota desempenhou um papel significativo como local de trocas comerciais entre os comerciantes europeus e os habitantes locais, principalmente na negociação de bugigangas por marfim, desde o século XVI até a construção do cais de Lourenço Marques (actual Maputo), no final do século XIX. Não há documentação encontrada sobre a mudança de nome de Ilha dos Elefantes para Ilha dos Portugueses, mas o actual remete ao seu passado como um centro comercial.
Para chegar à Ilha dos Portugueses existem duas possibilidades, ambas emocionantes sendo uma através de barco de transporte público e outra pelos privados speed boats que custam um pouco mais caro que o anterior. Não tem aeródromo, mas através de um helicóptero é possível visitar a antigamente chamada Ilha dos Elefantes.
Existem várias opções de diversão na ilha dos portugueses, dentre elas dar mergulho na paradisíaca praia de areia branca e água cristalina, fazer snorkeling, jogar, e muito mais. Para quem é apaixonado pela história, mais para o interior da ilha de Inhaca pode encontrar vários elementos (infra-estruturas) que contam a passagem dos árabes e portugueses por Moçambique, visto que lá era onde os primeiros faziam trocas comerciais.
Na Ilha dos Portugueses opções de alojamento nunca irão faltar, pois tem vários lodges de médio e alto investimento financeiro localizados do lado da ilha maior, a de Inhaca que como referido anteriormente, está a apenas 1850 metros da outra. Logo a beira da praia tem alguns restaurantes de comida moçambicana, aliás os sabores são ilimitados.
Ainda à beira da praia tem um pequeno mercado onde se comercializa um pouco de tudo, incluindo objectos de adorno feitos de material local e que contam um pouco da história do povo moçambicano e em particular de Inhaca. Se você é daqueles que quando viaja gosta de voltar para casa com lembranças, neste local poderá sair com várias que trarão memórias fantásticas por longos e longos períodos.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!