A Igreja Santo Antonio da Polana ou simplesmente Igreja da Polana, é a obra mais emblemática do arquitecto português Nuno Craveiro Lopes (1921-1972). Encomendada em 1959, a igreja veio a ser construída no início da década de 1960, com conclusão em 1962.

A igreja tem afinidades conceptuais, estruturais e formais com a arquitectura religiosa do expressionismo alemão e com as igrejas mexicanas do espanhol Félix Candela. Ao seu espaço preside uma concepção comunitária da celebração litúrgica, que se expressa no sentido unitário da matriz circular e da sua simbólica subdivisão geométrica.

A forma inusitada do templo situado num dos bairros da capital moçambicana (Maputo), que remete ao espremedor de limão, devido ao formato de uma “flor invertida” do tecto, resulta da sobreposição sequencial de finas membranas poligonais de betão aparente, com os vazios encerrados por caixilhos de vidro e vitrais coloridos, num movimento ascendente que culmina na iluminação cromática do espaço central e que, no exterior, é unificado pelo símbolo da cruz.

Vista de cima da Igreja Sto Antonio da Polana, foto: TheLagoaBay

Um educador e defensor comprometido com a causa. Autor de blogs académicos, compartilha seu conhecimento sobre vários assuntos educacionais, tecnologia e promove o potencial do país. Recentemente, expandiu seu foco para o turismo, destacando as riquezas naturais e culturais da sua pátria. Sua abordagem visa inspirar o desenvolvimento económico sustentável e preservar o património do país, mostrando ao mundo as maravilhas que Moçambique tem a oferecer.

1 comentário

  1. Eng ‘ Mário Vicente on

    We (Polly and me ) were get married at this very much beautiful ( inside and outside ) Polana Church

    My very much loved Father Francisco ( as Francisco de Assis and Pope ) was awarded by His Excellency President of the Republic of Portugal Marechal Craveiro Lopes architect’s father

Leave A Reply

Exit mobile version