A Baía de Pemba, a 3ª maior baía do mundo e a primeira na África em termos de profundidade, está localizada na Cidade de Pemba em Cabo Delgado no extremo norte de Moçambique. A Baía de Pemba é também uma das mais bem protegidas do litoral moçambicano.
Em linha recta, a baía dista a 1 666 km e 2 450 km através de rodovias a nordeste da capital do país, Maputo.
A Baía de Pemba é uma jóia que recebe seus visitantes com uma atmosfera tranquila garantida pela serenidade das águas do mar que logo o convidam a relaxar e desfrutar da paz que permeia este paraíso tropical longe da agitação da urbe.
O que fazer na baía de Pemba?
Para os amantes do mundo subaquático, a Baía de Pemba é uma excelente escolha. Sua água transparente abriga uma grande diversidade de vida marinha escondida nos recifes de coral. Os amantes de mergulho e snorkel têm a oportunidade de explorar ecossistemas marinhos únicos e testemunhar a beleza incomparável do mundo subaquático.
A baía também oferece uma variedade de actividades em terra firme. Os visitantes podem desfrutar de caminhadas pela costa, explorar trilhas na floresta tropical circundante ou simplesmente relaxar nas praias de areia branca enquanto observam o vai e vem das ondas.
Se cansar de contemplar o vai vem das ondas e a grande diversidade de aves que sobrevoam a região, pode ainda optar por um passeio de barco até uma das ilhas do Arquipélago das Quirimbas, onde a vida selvagem de terra firme se funde com a vida marinha formando um dos maiores espectáculos da natureza.
Um Safari no Parque Nacional das Quirimbas é um bom complemento ao passeio, onde é possível ver desde os pesados elefantes, búfalos aos maiores predadores naturais como leões, leopardos e muito mais.
Das Quirimbas é possível contemplar a nidificação das tartarugas marinhas, ver as gigantes baleias Jubarte em suas migrações anuais e muito mais.
As comunidades arredores da Baía de Pemba carregam uma rica cultura e história, proporcionando oportunidades para aprender sobre a vida e a tradição locais únicas.