A imponente Estação Central de Maputo ou Estação dos CFM da Cidade de Maputo, é um notável marco arquitectónico concebido pelos talentosos arquitectos Alfredo Augusto Lisboa de Lima, Mário Veiga e Ferreira da Costa, e construído entre 1913 e 1916. Embora seja frequentemente atribuído erroneamente a Gustave Eiffel, este edifício é uma obra-prima dos talentosos portugueses acima referidos.
Até os dias actuais, a Estação Central de Maputo funciona como terminal para várias linhas ferroviárias tais como o Caminho de Ferro de Goba (que se conecta com o Reino de E’swatni), o Caminho de Ferro de Ressano Garcia (ligando-se à África do Sul) e o Caminho de Ferro do Limpopo (com conexão ao Zimbabwe), a administração da estação é supervisionada pela empresa estatal Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique.
Esta grandiosa estrutura substituiu uma estação anterior, mais simples, erguida em 1895 para a inauguração do Caminho de Ferro de Ressano Garcia, que se estende até Pretória, na África do Sul. Reconhecendo seu esplendor, em 2009, a revista Newsweek a destacou como uma das estações mais fascinantes do mundo e, possivelmente, a mais bela em toda a África.